sábado, 17 de janeiro de 2009

Mensagem do Dia : 17 de Janeiro de 2009

Na vocação de Mateus, a Tradição patrística e a literatura ascética destacam dois aspectos fundamentais: o apelo gratuito e eficaz do Senhor e a resposta pronta e incondicional de Mateus. A primeira revela a bondade e o poder do Mestre, a segunda aponta para a acolhida e disponibilidade do Apóstolo. Jesus, segundo s. Beda o venerável, “viu mais com o olhar interior de seu amor do que com os olhos corporais. Jesus viu o publicano e, porque o amou, o escolheu, e lhe disse: Segue-me. Segue-me que quer dizer: Imita-me. Disse-lhe: Segue-me, mais que com seus passos, com seu modo de agir. Pois quem diz que está sempre em Cristo deve andar de contínuo como ele andou”.

De fato, Jesus o chama e Mateus o segue. Torna-se um familiar do Mestre, vivendo em sua intimidade. Levantando-se, ele vai com Ele, numa correspondência exata e imediata da resposta ao apelo, sinal que ela é sem reticência nem hesitação. É justamente esta atitude, como de Pedro e outros, que deixando tudo O seguem, que lhes permite o afluxo da graça e da alegria, inesperada, pascal de estar com Ele.

Se há polêmica, ela provém de seus adversários. Mas para os doentes, pobres, pecadores, e primeiramente seus discípulos, é a primavera de Deus que aparece com o Esposo. Ele chama e diz como ao paralítico: “Levanta-te... teus pecados te são perdoados”, e como a Mateus: “Vem comigo...”. “Senhor Jesus, nosso Salvador, que possamos ir a Vós e nossos corações sejam afervorados por vosso amor oblativo. Nossos corações estão manchados pelo pecado, purificai-os com o vosso precioso sangue. Nossos corações estão fracos, fortalecei-os com vosso Espírito. Nossos corações estão vazios, enchei-os com vossa divina presença. Senhor Jesus, vossos são os nossos corações; que eles vos pertençam e somente a vós”.

Dom Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário