
A palavra “presépio” significa “um lugar onde se recolhe o gado, curral, estábulo”. Contudo, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo, acompanhado pela Virgem Maria, S. José e uma vaca e um jumento, por vezes acrescenta-se outras figuras como pastores, ovelhas, anjos, os Reis Magos, entre outros.
Quando nós representamos algo, isso nos fica mais gravado. Por isso S. Francisco de Assis, para sentir mais profundamente a mensagem do Natal, do nascimento de Jesus, idealizou o Presépio, ou seja, a cena do ambiente onde Jesus nasceu.
A realidade do Presépio faz penetrar em nós ensinamentos que constituem a doutrina de Jesus: pobreza, simplicidade, humilde, fé, docilidade, uma cadeia de ensinamentos para a vida cristã.
Assim foi a vida e foram os ensinamentos de Jesus desde o início.
São Francisco de Assis montou no Natal de 1223, o primeiro presépio, e hoje milhares de presépios são montados em Igrejas, famílias, lugares públicos para celebrar o nascimento de Jesus e interpretar a nossa vida a partir dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário